Maior Empresa de Terceirização em Coloração e Descoloração Capilar da América Latina

EnglishPortugueseSpanish

Hora do banho: qual é a temperatura ideal da água para a manutenção da cor e da saúde capilar?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas pessoas não sabem, mas a temperatura da água na hora do banho influencia na saúde capilar, além disso, está diretamente relacionada com a aparência dos fios.

Mas antes de falarmos sobre a temperatura ideal do banho, vamos conhecer um pouco mais sobre a estrutura dos fios:

Os fios possuem uma camada externa chamada cutícula, que é formada pelo agrupamento de 6 a 8 faixas de células achatadas e sobrepostas, que possuem a função de proteger as camadas mais internas da estrutura capilar (córtex e medula). Outra informação e curiosidade importante: é na cutícula que a coloração é depositada e graças à sua invisibilidade que podemos enxergar as cores.

Quando as cutículas estão fechadas, os cabelos ficam mais macios e brilhosos. Porém, quando estão abertas, os fios perdem a sua proteção natural, ficando mais suscetíveis a danos como desidratação e quebra.

É neste ponto que começamos a responder à questão, pois a água quente do banho abre as cutículas dos fios, deixando-os ressecados, opacos, quebradiços e com muito frizz.

O calor também é prejudicial ao balanceamento natural das glândulas sebáceas do couro cabeludo, e esse desequilíbrio faz com que a pele produza ainda mais oleosidade para se proteger, deixando o couro cabeludo oleoso. A cor também pode ser afetada pela alta temperatura da água, causando um desbotamento.

O ideal para a saúde capilar é tomar banhos com água morna, em temperaturas próximas a 24 graus, por não ser agressiva para o couro cabeludo nem para os fios, pois não interfere na produção de oleosidade e não promove a abertura das cutículas.

Então concluímos que o resultado da lavagem é decisivo para a manutenção da cor e da saúde capilar.

E você, já sabia dos impactos da temperatura da água na higienização do cabelo? Conte para a gente nos comentários!

On Trend

Publicações Populares

Como higienizar suas escovas de cabelo?

Assim como os cuidados capilares, as suas escovas de cabelo também precisam de atenção especial. E a higienização é fundamental: com o passar do tempo, resíduos como produtos, células mortas, poeira e fios, vão se acumulando nas cerdas.

Leia mais »