Você já chorou ou sorriu enquanto assistia a um comercial? Ou quem sabe uma propaganda despertou uma lembrança ou situação nostálgica?
Todos nós já sentimos isso em algum momento da vida e saiba que isso não é despertado por acaso, pois existe uma vertente no marketing que fala diretamente aos sentimentos do consumidor, o marketing emocional.
As emoções são capazes de fazer as pessoas tomarem decisões que não tomariam apenas pelo viés da razão, pois é um estado comum que une quase todos os humanos.
Ao despertar uma lembrança a marca ajuda o consumidor a se visualizar com o produto ou serviço oferecido, e ao fazê-lo chorar ou sorrir, contribui para uma decisão positiva de compra.
Por isso que para as marcas com presença digital os reviews se tornaram tão valiosos, pois as expectativas e emoções de um outro ser humano é relevante para a minha decisão de compra, pois se conectam com as minhas expectativas e emoções.
Resumidamente, o marketing emocional foca em estratégias de apelo emocional para atrair consumidores, porque uma compra resulta em uma mudança de estado emocional de quem consome.
Estudos mostram que uma resposta emocional do consumidor a um anúncio pode ter uma influência de 2 a 3 vezes maior na intenção de compra de um produto do que o argumento racional dos seus potenciais benefícios.
Como trabalhar o marketing emocional para a sua marca?
O primeiro passo é a identificação das dores e necessidades do seu público-alvo ou persona, pois só assim provocamos as respostas emocionais certas e mais valiosas para eles.
Um outro pilar importante é estabelecer uma comunidade em torno da sua marca, pois os humanos possuem necessidades de pertencimento e acolhimento. Empresas podem capitalizar esse sentimento de pertencimento criando tribos de consumidores, que promoverão a marca de maneira orgânica e espontânea.
Fortaleça o vínculo de sua marca com os consumidores utilizando estratégias de marketing emocional.