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Comportamento do Consumidor de Beleza em 2021

Uma pesquisa da B4A realizada pelo departamento de B2B Intelligence buscou investigar os
planos e comportamentos de beleza de uma base de consumidores engajados e interessados
no universo da beleza.

Alguns assuntos abordados foram: o que pretendem fazer em relação ao seu cuidado pessoal,
previsão de gastos, produtos que compõem sua “cesta básica da beleza”, canais de compra,
influência na tomada de decisão, entre outros tópicos.

Abaixo separamos algumas conclusões importantes:

44% das mulheres buscam avaliações na internet antes da compra

Ao procurar entender o que influencia a decisão na hora da compra, o estudo mostrou que
56% das mulheres consideram a avaliação dos dermatologistas na hora de escolher um
produto ou marca, principalmente entre as mais velhas, seguido de amigas(os), com 45%,
avaliações na internet, com 44%, sites especializados, com 37%, cabeleireiros, com 30% e
alguém da família com 25%.

A aprovação do profissional dermatologista segue tendo o maior peso na tomada de decisão,
mas perdeu valor se comparado ao ano anterior, que era de 63%.

Dois grandes aprendizados

  • Para mulheres de até 32 anos, destacam-se o papel fundamental das amigas e das avaliações
    de outros consumidores, isso reforça a ideia de que a experiência de uma pessoa “real” e
    “próxima” interfere nas decisões.
  • Na contramão desse comportamento, quanto maior a idade, maior é a importância da
    opinião dos especialistas.

62% das mulheres compram seus produtos em farmácias lojas físicas

Ao procurar entender os canais de compra mais frequentemente utilizados, o estudo também
mostrou que 62% das mulheres compram seus produtos de beleza e cosméticos em farmácias
lojas físicas, seguido por perfumarias lojas físicas, com 46% dos votos,
revendedora/consultora, com 36%, perfumaria online, com 35% e supermercado loja física,
com 32%.

A farmácia loja física, seguida pela perfumaria loja física, continua com o posto de canal de
compra mais utilizado, mesmo assim, ambas estão distantes dos números vistos antes da
pandemia, mesmo com a retomada das atividades presenciais em 2021.

O estudo completo da pesquisa você encontra no site da B4A, em Beauty Plan 2022.

Entender os hábitos de consumo dos clientes é fundamental para o planejamento estratégico
de sua marca!


Fonte: B4A – Beauty Plan 2022

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