Maior Empresa de Terceirização em Coloração e Descoloração Capilar da América Latina

EnglishPortugueseSpanish

Como higienizar suas escovas de cabelo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Assim como os cuidados capilares, as suas escovas de cabelo também precisam de atenção especial. E a higienização é fundamental: com o passar do tempo, resíduos como produtos, células mortas, poeira e fios, vão se acumulando nas cerdas. Estes restos causam a proliferação de bactérias e fungos que podem desencadear uma série de consequências para as madeixas: oleosidade excessiva, obstrução dos poros e até mesmo infecções e alergias no couro cabeludo.

Para ajudar você a evitar este tipo de problema, reunimos aqui algumas dicas valiosas para garantir a limpeza das suas escovas de cabelo e a saúde dos cabelos. Veja o passo a passo de como higienizar estes itens:

Como higienizar as escovas de cabelo passo a passo

As escovas de cabelo devem ser higienizadas a cada 15 dias para remover qualquer proliferação de fungos e bactérias que possam prejudicar a saúde dos cabelos ou da pele do couro cabeludo. Veja o passo a passo de como higienizá-las de forma correta:

Você vai precisar de:

  • Lápis ou pente com cabo fino;
  • Shampoo, detergente ou sabão neutro;
  • Água morna.
  • Escova de dentes para esfregar as cerdas.

Modo de fazer:

  1. Remova os fios de cabelo da escova usando o lápis ou o cabo do pente fino (fazer isso com as mãos pode quebrar os fios e não removê-los completamente);
  2. Em um recipiente, junte a água morna (o suficiente para submergir a escova) e o sabão, shampoo ou detergente neutro.
  3. Mergulhe as cerdas da escova e movimente-a em círculos. Em seguida, deixe de molho por 15 minutos, submersa na água. 
  4. Use a escova de dentes para esfregar as cerdas das escovas. Não faça muita força para não danificá-las.
  5. Mergulhe e movimente-a novamente na água com sabão. Depois, enxágue com água corrente e deixe secar naturalmente em local arejado.

Atenção aos materiais!

Na hora de limpar, secar e armazenar as escovas de cabelo, você precisa ficar atenta aos materiais do objeto, para não danificá-los ou encurtar sua vida útil. Veja abaixo:

Escovas com base ou acabamento metálico, ou de aço: podem ser deixadas de molho, mas precisam ser enxugadas com pano seco para evitar a oxidação.

Escovas com base ou acabamento de madeira: devem ser mantidas fora de ambientes úmidos, pois, apesar de passarem por um tratamento que suporta a umidade, mantê-las no banheiro a longo prazo pode favorecer o apodrecimento do material.

Escova com base ou acabamento de cerâmica: não podem ser deixadas de molho, e sim higienizadas com um pano úmido e detergente neutro. Isto porque submergi-las pode desgastar a cerâmica e comprometer o armazenamento de calor do secador que este tipo de escova proporciona.

Escovas almofadas e ionizadas: não devem ser deixadas de molho ou submersas na água, e sim limpas com água corrente e secas com um pano por completo para não danificarem.

Como manter as escovas de cabelo limpas?

  • Sempre remova fios de cabelo após usar as escovas de cabelo.
  • De preferência, lave-as em água corrente para remover resíduos de produtos que ficam nas cerdas, e seque bem.
  • Não guarde as escovas e pentes em local úmido, como dentro do box do banheiro.
  • De tempos em tempos, troque as escovas antigas por novas.
On Trend

Publicações Populares

Como higienizar suas escovas de cabelo?

Assim como os cuidados capilares, as suas escovas de cabelo também precisam de atenção especial. E a higienização é fundamental: com o passar do tempo, resíduos como produtos, células mortas, poeira e fios, vão se acumulando nas cerdas.

Leia mais »