Maior Empresa de Terceirização em Coloração e Descoloração Capilar da América Latina

EnglishPortugueseSpanish

Cabelo manchado na hora da coloração? Descubra agora como evitar esse pesadelo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como evitar manchas no cabelo quando usar coloração?

Se você costuma pintar os cabelos em casa, então sabe que os erros de pigmentação são os grandes vilões deste tipo de procedimento. O cabelo manchado pela coloração é um problema bem comum, especialmente se tratando de fios que já passaram por algum tipo de química. Os motivos que causam este efeito são diversos, que vão desde a saúde dos fios até os componentes utilizados em outros momentos. 

Para evitar as manchas e garantir uma tonalização sem erros, é preciso conhecer as possíveis causas e cuidar muito bem dos cabelos, além de fazer as melhores escolhas de produtos e técnicas para a sua coloração. Se liga nas dicas que reunimos para evitar as manchas de tinta nas madeixas:

Resíduos de químicas podem interferir na coloração

O acúmulo de resíduos de outras tinturas, alisamentos e relaxamentos nos fios podem interferir na pigmentação da coloração, causando as manchas. Alguns metais também podem deixar resíduos nos cabelos, como ferro, cobre e alumínio, que chegam às madeixas através da água encanada de baixa qualidade, aquecedores ou canos de cobre.

Para evitar as manchas por este motivo, o ideal é investir em um bom shampoo detox e antirresíduos, que vai garantir a neutralização de impurezas presentes no fio. Mas atenção: o ideal é utilizar este tipo de produto apenas uma vez por semana em casos de fios oleosos, e uma vez a cada 15 dias para fios ressecados.

Cabelos danificados têm mais chances de ficarem manchados

Para quem tem cabelos danificados, é bom ficar de olho: fios porosos, ásperos e quebradiços têm mais chances de sofrerem com as manchas na hora da aplicação da tintura. Isto porque as cutículas se encontram excessivamente abertas, fazendo com que o pigmento não seja absorvido por igual, deixando a cor mais forte ou mais fraca em alguns lugares. No caso de fios porosos, também há a chance de uma absorção maior daqueles metais que causam os resultados indesejados na cor. 

Para evitar as manchas em cabelos danificados, intensifique os cuidados através de um bom cronograma capilar, com cuidados semanais de hidratação, nutrição e reconstrução por pelo menos 30 dias antes de aplicar a tintura. O ideal também é analisar o estado do seu fio com a ajuda de um profissional cabeleireiro, que será capaz de analisar qual é o melhor tratamento para o seu cabelo.

Não force o clareamento ou escurecimento dos fios com tinturas

Muitas pessoas apostam nas tinturas para voltar a ser loira ou morena, forçando o clareamento ou o escurecimento dos fios em casa e de uma só vez, e este é o maior motivo de manchas nos cabelos. O resultado quase sempre é desuniforme, pois as tinturas só conseguem clarear ou escurecer até três tons acima, ou abaixo da sua base natural. No caso do clareamento dos cabelos, por exemplo, é quase certo que os fios terão manchas alaranjadas.

Para evitar este tipo de efeito e conquistar a cor dos seus sonhos, o ideal é optar por fazer a transformação com um cabeleireiro profissional. Ele poderá indicar a mistura certa de pigmentos, além de realizar o teste de toque e de mecha, importantíssimo para evitar reações adversas.

On Trend

Publicações Populares

Como higienizar suas escovas de cabelo?

Assim como os cuidados capilares, as suas escovas de cabelo também precisam de atenção especial. E a higienização é fundamental: com o passar do tempo, resíduos como produtos, células mortas, poeira e fios, vão se acumulando nas cerdas.

Leia mais »