Maior Empresa de Terceirização em Coloração e Descoloração Capilar da América Latina

EnglishPortugueseSpanish

Quantas vezes você deve lavar o cabelo?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você, com toda a certeza, tem dia e hora para lavar os cabelos, certo? Mas com qual frequência você usa o shampoo e o condicionador? Apesar de comum no cotidiano de todos, muito ainda se especula sobre a frequência correta de lavagem dos fios, com cada pessoa adotando um método. Mas afinal, quantas vezes é preciso lavar os cabelos?

Quantas vezes precisa lavar o cabelo?

Não existe regra universal sobre a quantidade de vezes por semana; o ideal é observar as necessidades do couro cabeludo. Os mais oleosos (como os lisos e ondulados), por exemplo, precisam ser lavados com uma frequência maior. Já os cabelos ressecados (cacheados e crespos), podem segurar a lavagem por mais alguns dias. No entanto, essa regra também não deve ser levada à risca, por conta do efeito rebote, um mecanismo de defesa natural da pele: as lavagens excessivas acabam ressecando o couro cabeludo, fazendo com que o organismo produza ainda mais oleosidade. 

Pode lavar o cabelo todo dia?

Sim. No caso de fios muito oleosos, a lavagem diária é liberada, desde que seja feita de forma correta — sem abusar da água quente ou com produtos que não ressequem a pele —, os cabelos podem ser lavados diariamente. Se você possui este hábito, o ideal é dar preferência para a água morna ou fria, já que as altas temperaturas agridem o couro cabeludo e causam o efeito rebote. Também é recomendado evitar dormir com os fios úmidos para não favorecer a proliferação de bactérias e o surgimento de micoses.

Quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

Quem sofre com o couro cabeludo mais ressecado pode ficar sem lavar os fios por mais tempo, com mais dias entre uma lavagem e outra, mas, é preciso tomar cuidado. O ideal é não passar de 5 dias sem higienizar os fios. Deixar de lavar o cabelo pode ser prejudicial: uma vez que o couro cabeludo produz sebo continuamente, a falta de limpeza pode causar acúmulo de oleosidade e até mesmo seborreia (a chamada caspa), além de doenças causadas por fungos e bactérias. 

E como lavar o cabelo corretamente?

Cada cabelo possui a sua frequência adequada de lavagem, mas a forma correta de higienizar os fios é universal. Alguns detalhes são imprescindíveis para garantir que os cabelos não sofrerão danos.

  • Lave os cabelos sempre com água morna ou fria: a água quente abre as cutículas dos fios além do necessário, aumentando o ressecamento e embaraçando ainda mais os cabelos.
  •  
  • Aplique o shampoo apenas na raiz. A quantidade de produto utilizada precisa ser controlada para que entre em contato somente com o couro cabeludo e a raiz, e escorra pelo comprimento dos fios na hora do enxágue.
  •  
  • Não use força na hora de esfregar; a pressão excessiva na hora de aplicar o produto na raiz pode enfraquecer os fios. Use movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos para estimular os folículos capilares e a relaxar.
  •  
  • Não dispense o condicionador! Não é à toa que a dupla é inseparável desde sempre: o shampoo abre as cutículas durante o processo de limpeza, e o condicionador serve para fechá-las, protegendo os fios de danos externos e mantendo os nutrientes dentro dos fios.
On Trend

Publicações Populares

Quantas vezes você deve lavar o cabelo?

Você, com toda a certeza, tem dia e hora para lavar os cabelos, certo? Mas com qual frequência você usa o shampoo e o condicionador? Apesar de comum no cotidiano de todos, muito ainda se especula sobre a frequência correta de lavagem dos fios, com cada pessoa adotando um método. Mas afinal, quantas vezes é preciso lavar os cabelos?

Leia mais »