SEGUNDA SEM CARNE

Entenda qual a importância da segunda-feira sem carne

A Segunda-feira Sem Carne é um movimento mundial e cada dia conquista mais pessoas, aqui no Brasil essa moda chegou em meados de 2009.

Essa campanha tem como proposta fazer com que nas segundas-feiras as pessoas substituam a proteína animal, pela proteína vegetal, em suas refeições. A campanha está presente em mais de 40 países e no Brasil ela é considerada a maior do mundo, devido à forte aderência das pessoas. Em São Paulo, as escolas estão incorporando essa mudança no cardápio da merenda escolar.

A Segunda Sem Carne é um convite para a percepção de saúde e meio ambiente. Visa mudar o hábito e trazer informações para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O que é?

Campanha que abole o consumo de qualquer tipo de proteína animal durante um dia da semana, não necessariamente na segunda.

Onde surgiu?

Surgiu em 2003, nos Estados Unidos.

Qual a vantagem de aderir a campanha?

Pelas pessoas: Estudos indicam que o consumo elevado de carne vermelha, além de prejudicar o meio ambiente, eleva o risco de morte precoce, piora a saúde humana, provoca doenças cardíacas, infarto, derrame e alguns tipos de câncer.

Pelos animais: Modificar o hábito de comer carne todos os dias, pode salvar a vida de muitos animais. No Brasil a cada minuto cerca de 10 mil animais são abatidos para virarem alimento para as pessoas.

Pelo planeta: De acordo com a ONU criar animais para consumo é um dos maiores fatores para o aumento de emissão de gases do Efeito Estufa. A campanha busca reduzir o impacto ambiental, decorrente da criação desses animais.

Quais substitutos da carne posso utilizar na alimentação?

Legumes, grãos, cogumelos, sementes (quinoa, chia, amaranto etc.).

A substituição balanceada das proteínas animais por outro tipo de proteína, só traz benefícios. Em apenas um dia, o impacto positivo que é gerado ao deixar de consumir proteína animal é:

▪ Economia de 3.400 litros de água, por pessoa;

▪ 14 kg de CO2 são deixados de ser emitidos na Atmosfera.

Uma simples escolha que você faz tem o poder de reduzir a morte de animais, a poluição e poupar recursos, além de contribuir para sua saúde e fazer um mundo melhor.

Nossas escolhas não têm mais apenas um efeito local e sim, global. Impactando os animais, as pessoas e o meio ambiente.

Escrito por: Alan Martins/ Suprimentos

 

Referências:

https://www.svb.org.br/pages/segundasemcarne/

https://theanimalbrain.com/segunda-sem-carne/

http://autossustentavel.com/2018/10/segunda-sem-carne.html