Por que tem chocolate na Páscoa?

fundo-de-ovos-de-pascoa-coloridos-pintados-conceito-de-fundo-de-celebracao-de-feriado-de-pascoa_1150-9219

O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos por volta de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono).

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os religiosos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época as pessoas trocavam ovos de galinha decorados.

A tradição dos ovos de chocolate começou na França a partir do século XIX. Nessa época eles eram muito duros e amargos, mas com o tempo as técnicas de fabricação dos chocolates melhoraram, ovos ocos, como os que temos hoje, começaram a surgir no mercado.

Eles rapidamente se tornaram populares e continuam sendo uma tradição favorita entre os amantes de chocolate.

A história do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. Se os coelhos não põem ovos, porque são o símbolo da Páscoa? Acredita-se que a história do coelhinho da Páscoa tenha se tornado comum no século XIX. Coelhos geralmente dão à luz a uma grande quantidade de filhotes, com isso eles se tornaram um símbolo de vida nova.

Outra versão dessa história é que o coelhinho da Páscoa põe, decora e esconde os ovos, assim aflorando o imaginário das crianças e incentivando a caça aos ovos como uma tradição simbólica da data.

Mas o coelho não faz todo o trabalho sozinho. Na Suíça, por exemplo, os ovos de Páscoa são entregues por um pássaro e em partes da Alemanha por uma raposa.

E aí como vai ser sua Páscoa? Conta pra gente!

FONTE: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/entenda-porque-presenteamos-ovos-de-chocolate-na-pascoa,3e0863337df6d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://diariosm.com.br/por-que-ovos-e-chocolate-s%C3%A3o-s%C3%ADmbolos-da-p%C3%A1scoa-1.2020520