Descubra os benefícios do esporte que vão muito além do corpo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), praticar alguma atividade física reduz o risco de problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2, além de reduzir a depressão e a ansiedade.

A OMS recomenda que os jovens de 5 a 17 anos pratiquem ao menos 60 minutos diários de atividade física, de intensidade moderada a alta. Já para os adultos, a recomendação é de 150 minutos semanais se for de intensidade moderada, e 75 minutos de atividade, caso seja de alta intensidade.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância, pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que a falta de exercício é pior para a saúde do que o cigarro, pois o sedentarismo aumenta em até 500% a probabilidade de morte precoce. Mas e como mudar essa realidade?

A prática esportiva melhora a autoestima, concentração, humor, reduz o estresse e melhora seu condicionamento físico, lhe dando mais resistência para que você aguente com mais tranquilidade a correria do dia a dia. Há também benefícios para os ossos e articulações, e tudo isso resulta no melhor desenvolvimento da coordenação motora.

Seja uma caminhada no parque ou um futebol com amigos, o importante é se exercitar, pois o nosso corpo foi feito para estar em movimento e todo esporte só traz benefícios para a saúde mental e física, como contamos acima.

Alimentação

Vale ressaltar que é importante também cuidar da alimentação, que é uma grande aliada da prática esportiva. Uma dieta rica em nutrientes ajuda o corpo a ter mais energia e aumentar a resistência e assim como ajuda a prevenir muitas doenças e problemas de saúde como a diabetes, obesidade, colesterol, pressão arterial.

Pratique esporte

Ainda estamos no começo do ano e você pode se manter firme na sua meta de ter uma vida mais saudável. O maior beneficiado é você mesmo e seu corpo agradece – começar só depende de você!

Compartilhe com a gente o que você pratica ou vai começar a praticar?

Lembre-se que dependendo do tipo de atividade é importante passar por uma avaliação médica prévia e ter orientação de um profissional do esporte

Escrito por: Alan Martins – Suprimentos
 
 
Referências:

https://veja.abril.com.br/saude/falta-de-exercicio-e-pior-para-a-saude-do-que-o-cigarro-diz-estudo/

https://www.miguellucas.com.br/29-beneficios-da-atividade-fisica-na-sua-saude/