Ambiente de trabalho seguro e confortável

Você sabe o que é Ergonomia? É o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. A ergonomia no trabalho oferece ao colaborador o conforto adequado e previne acidentes e doenças ocupacionais específicas para cada tipo de atividade. Mas vale também para qualquer outro momento da sua vida fora do ambiente de trabalho!

Abaixo listamos algumas recomendações para você ter conforto e zelar pela sua saúde:

» Posicionar tudo bem perto para evitar se desviar a todo o instante da postura correta. Se você trabalha em pé, é importante manter-se sempre na vertical e regular a altura do seu posto de trabalho. No caso de trabalhos pesados, regule, mais ou menos, 10 cm abaixo da altura da cintura. Para trabalhos mais leves, na altura dos cotovelos. Já em trabalhos com precisão visual, na altura do tórax.

» Se você trabalha sentado, sente-se com postura ereta e tenha atenção à altura da cadeira. Se a cadeira estiver muito baixa, pode causar dor muscular. Muito alta, no entanto, pode causar dor nas costas. Procure manter sempre os pés apoiados e a coluna bem encostada.

» Alterne, sempre que possível, sua postura de trabalho. Se você trabalha sentado, fique em pé e caminhe periodicamente e vice-versa, evitando ficar muito tempo na mesma posição.

» Para quem usa computador: o monitor precisa estar posicionado a uma distância entre 45 e 75 cm dos olhos. Muito tempo em frente ao computador causa tensão nos músculos dos olhos, então para descansar a vista, fixe o olhar em um ponto distante periodicamente.

» Evite luz refletindo na tela do computador. Não se esqueça de piscar. Isso irá prevenir uma série de desconfortos e lesões nos olhos.

» Sempre que fizer uma pausa, alongue-se.

» Para levantar cargas pesadas, respire fundo e prenda a respiração. O aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna. Flexione as pernas e o tronco em até 45 graus. Lembre-se de avaliar sempre a sua capacidade real e, caso necessário, utilize cinturões e outros equipamentos.

» Desobstrua o acesso à carga a ser levantada e certifique-se das condições do piso para evitar tropeções ou escorregões.

» Nunca carregue peso na cabeça. Isso pode levar à degeneração dos discos da coluna cervical.

» Em caso de dor ou desconforto converse com o seu gestor e, caso necessário, procure atendimento médico.

Seguindo essas dicas, seu ambiente de trabalho ficará muito mais saudável. Faça boas escolhas e garanta sua saúde!

Fonte: Blog Segurança do Trabalho: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2016/07/dds-ergonomia.html

Fonte: Blog Ocupacional: https://www.ocupacional.com.br/ocupacional/12-dicas-de-ergonomia-para-quem-trabalha-em-industrias/